terça-feira, 9 de abril de 2013

ESPECIALISTAS DIVERGEM SOBRE O MÉTODO DA PROGRESSÃO CONTINUADA NAS ESCOLAS, JÁ PAIS DE ALUNOS RECLAMAM QUE CRIANÇAS SÃO APROVADAS SEM APRENDEREM

Depois de exibir o desabafo da professora Maria de Fátima, agredida por um aluno da rede pública de São Paulo, o Mais Você voltou a falar sobre os problemas da educação no Brasil. Além da violência sofrida, a educadora também criticou a forma de avaliação dos alunos com a progressão continuada. Você sabe como funciona? Especialistas divergem sobre o método.

A progressão continuada existe desde 1996 e é aplicada em 25% das escolas do país. Em São Paulo, onde está o maior número de estudantes, 99% das escolas públicas usam a progressão continuada, atingindo 12 milhões de alunos. Na progressão, o estudante só pode ser reprovado ao fim de ciclos, que variam de estado para estado.

 “A progressão veio para acabar com um ciclo de repetência que tirava os meninos da escola. Agora todos estão na escola. Quando você reprova, mexe com a autoestima dele. Tenho que ensinar o menino a aprender”, defendeu a dirigente regional de ensino Lúcia Spagolla. Já a educadora Quézia Bombonatto tem outra opinião: “Do jeito que está sendo feito, sou contra”.
09/04/2013 às 08h52
Atualizado em 09/04/2013 às 09h38
 Fonte: @MaisVocê_Globo

Do blog: Essa avaliação que o nube ( é uma instituição que seleciona alunos recém-formados  através de avalições pra o mercado de rabalho) realizou com pessoas já recém-formados monstram vários erros da língua portuguesa de pessoas que estão hoje formados, além dessas que vocês estão vendo ai na imagem tinha outra com erros absurdos, e ai fico imaginando como os alunos das escolas municipais irão se formar com esse método de ensino do nosso país.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

INICIO DA HISTÓRIA DA COMUNIDADE DE TANGENTE

Em maio de 1878, foi iniciada a construção da ferrovia  de Camocim  a Sobral, inaugurada em Senador Sá em 02/07/1881, e em Massapê em 31/12/1881. Ficando entre as duas cidades  a localidade hoje chamada de Tangente. Porém,  conhecida como  Poço Verde antes da REFSA.
          Somente em 1948, com a chegada do Gerardo Emiliano, no inicio da estrada de ferro que ligava Sobral a Camocim, era conhecida antes como Salgado dos Faustino, não se sabe ao certo em que periodo da história a comunidade  começou a se formar, calcula-se por volta de 1932 com construção das casas  de turma, em que os funcionários da REFSA resindiu  na comunidade,  em  1948 a REFSA  reconhece oficialmente em Tangente uma estaçao de trem.
            Estação essa que inicialmente chamou de Parada Aiuá, fazendo com queas pessoas da região circuvizinha se destacar- se  para essa estação para pegar o trem, como esse movimento de pessoas, fez que a comunidade crescer-se em nome, e em números de pessoas na localidade, fazendo do Sr. Gerardo Emiliano que chegou apartir de 1948, povoando as terras dos Avelinos (hoje Tangente),  morador da epoca um grande comeciante da comunidade, tornando assim um homem muito enfluente nas lideranças politicas que a comunidade já possuiu. Por conta do grande comércio e movimento de pessoas a parada do trem  passou a ser dentro  da localidade. Já a antiga parada passou a ser chamada de  Parada Velha. Toda região onde hoje é o distrito de Tangente pertencia  ao distrito de Aiuá, por isso Parada Aiuá.
            Entre 1960 a 1964, a Maria Fumaça conhecida na epoca, foi substituida por uma máquina  de combustão(a óleo). Em 1976 foi desativado o ramal ferroviário comocim/Sobral e ficou a comunidade de Tangente que mais tarde passaria a distrito.  
             Hoje por causa da linha fêrrea, Tangente é o terceiro maior distrito de Massapê, perdedo apenas para Padre Linhares E Mumbaba.
              Localizado  no sertão Norte do municipio a 18 Km da sede e a 4 Km da CE165 (Massapê/Senador Sá),  faz divisa com os municipios de Senador  Sá, Santana do Acaraú e Morrinhos.
             Imagina-se que o  nome de Tangente se deu por conta da reta  do trem que corta a comunidade, com quase ou mais de um kilômetro  que ia da ponta do Serrote até depois da casa do Sr. João Evangelista (hoje do Sr. Sandoval Cruz). Reta que os engenheiros da REFSA chamaram  de TANGENTE. A comunidade tornou-se oficialmente distrito em 07 de Abril de 1991. Isso por conta do projeto da  Lei Nº 279/91, elabarado  pelo  hoje o  ex-Veriador Manuel Coelho.
 LEI Nº 279/91, DE 07 DE ABRIL DE 1991
Autoria: Vereador Manoel Coelho Francisco Coelho
Cria o Distrito de Tangente, desmembrado do distrito de  Massapê, delimita sua área territorial e dá outras providências.
O PREFEITO MUNICIPAL DE MASSAPÊ - ESTADO DO CEARÁ
Faço saber a Câmara Municipal de Massapê aprovou e eu leciono e progulgo a seguinte lei;
Art. 1º - Fica criado neste municipio o distrito de Tangente.
PARÁGRAFO ÚNICO: A sede do novo disrtito é o povoado de igual nome elevado a ctegoria de vila.
Art. 2º - Os limites territoriais do distrito de Tangente serão os seguinte:
a) Com Distrito Sede
Cruzamento  da Linha de Alta - Tensão Massapê / Senador Sá com riacho Aiuá, deste ponto segue pela linha de Alta - tensão até o Riacho Raiz, segue por este até o Riacho do Canto, seguindo por este até o cruzamento com a estrada Massapê / Santana do Acaraú.
Art. 3º - esta lei entra em vigor na data de sua publicação regogadas as disposições em comtrário.
PAÇO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MASSAPÊ- CE, EM 07 DE ABRIL DE 1991.
PREFEITO MUNICIPAL  DE MASSAPÊ - CE: João Jacques Carneiro Albuquerque

FAMILIAS  QUE COMEÇARAM POVOAR A COMUNIDADE DE TANGENTE

EMILAMOS:  Gerardo Emilano  que vem da serra da Meruoca, por valta de 1948, levantou um comércio, e trouxe seu irmão Humberto, e juntos tornarm-se duas lideranças comunitárias que tiveram muito destaque no cenário politico da comunidade, o progresso da comunidade aconteceu com Gerardo Emiliano que construiu muitas casas e ruas, ambos os dois pioneirosda familia já morreram: Gerardo em 14/03/1981, Humberto em 21/01/1996.
ABREU:  Manoel Abrel, que  ajundar na construção da capela da comunidade.
LEITÃO:  Sr. Pedro Leitão de personalidade forte, teve uma grande influência na formação da comunidade.
GOMES:  Em 16 de dezembro de 1960 por chamado do Sr. Gerardo Emiliano, vindo também da serra da Meruoca, Luiz Gomes foi o primeiro e único  da familia  a fixar residência.  Aqui já casado com a Sra. Raimunda Emiliano formou uma grande familia compsta de 13 filhos, 45 netos e 58 bisneto até 2006, Luiz Gomes hoje vivo completou 101 anos , em 2011, sendo o homem e a pessoa da comunidade mais velho.
Avelino:  Tem com patriaca a comunidade o bSr. Antonio Avelino, cosado com a Sra. Inês da Conceição, ele de Crateús,  ela do Piauí, vinheram e compraram a fazenda  Poço Verde onde abrangia todo o território onde hoje é Tangente, depois de sua morte seu filho Paulo Avelino assumiu a propriedade, que contruiu uma casa na entrada da comunidade, onde hoje mora seu filho João Paulo, suas terras hoje está nas mãos de outras pessoas , que compraram dos legítimos herdeiros. Tem desatque hoje da familia o Sr. Luiz Avelino.
CRUZ:   Uma familia nascida no Baixio, depois Merouca , se mudaram para o Richão, em 1942 se mudarm pra Tangente onde residem até os dias atuais. O patriaca da familia é o Sr. Sandoval Cruz.
COELHO: Têm n apessoa do Sr. Manoel Coelho o grande ilustre da familia , Uma das maiores lideranças políticas da história da comunidade, conseguiu se eleger pr quatro mandatos seguidos como vereador representado Tangente (1989 a 1992); (1993 a 1996); (1997 a 2000) e  (2001 a 2004), como  vereador  foi o criador da lei que elevou Tangente de comunidade a distrito.
AMARO:  Vindo da Aracati para tomar conta de fazenda da região, se fixaram na comunidade, hoje ma das grandes familias de Tangente . Tem pioneiros os senhores Raimundo, Manoel e Antonio Amaro.
MARREIRA:  O Sr. Manoel Marreira, que era funcionário da REFSA, foi transferido do Sertão dos Inhemunsem 1905 para trabalhar no Tangente.  Hoje apenas três descendente moarm na comunidade: João, Raimundo e De lourdes Marreira.
FREIRES:  São apelidados de BOA, graças ao Sr. Boa Ventura do pai do Sr. Raimundo Freires de Itapipoca, da serra de Uruburetama. Mudaram para o Bomfim ficando até 1966, depois Riachão como marador do felicido Chico Lopes por volta de 1990, se muda para Tangente, onde chegar afalecer em 1999.

VEREADORES QUE JÁ FORAM ELEITO NO DISTRITO DE TANGENTE

Gerardo Emiliano , anos de (1963 a 19966) e (1967 a 1970)
Humberto Emiliano, anos  (1973 a 1976) e (1977 a 1982)
Manoel Biel,  ano (1983 a 1988)
Manoel Passos, ano( 1997 a 2000)
Manoel Coelho, anos (1989 a 1992),  (1993 a 1996),  (1997 a 200) e (2001 a 200)

domingo, 7 de abril de 2013

ANIVERSÁRIO DE TANGENTE, 22 ANOS DE RECONHECIMENTO COMO DISTRITO DA CIDADE DE MASSAPÊ

Iremos falar um pouco sobre a história de Tangente durante esse perido em que comemoramos seus 22 anos de reconhecimento de distrito da cidade de Massapê pela Lei de Nº 279/91

Localização Geográfico:
Há 18 km da cidade de Massapê e  5 km da CE 165 (Massapê/Senador Sà), região norte do estado do ceará.

História do  Tangente Antigo:
Era uma pequena vila que teve inicio por volta de 1932 com a construção da estrada de ferro que ligava Sobral a Camocim, inicialmente com as casas de turma que abrigava alguns fucionários da REFSA, e em 1948 a REFSA reconhece oficialmente  em Tangente uma estação de trem, dando o nome de parada aiuá, muitas pessoas vizinha  vinha pegar o trem, com esse grande movimento de pessoas fez o Sr.Gerardo Emiliano se tornar um grande comerciante e por consequência também se tornou umas das maiores lideranças dessa comunidade.
Deu-se o nome Tangente  por causa de uma reta da linha do trem que corta a comunidade, até então não reconhecida como distrito da cidade de Massapê, só em 7 de abril de 1991, isso ocorreu por conta do projeto de Lei de Nº 279/91, formulada pelo o ex-vereador Manoel Coelho, então assinado pelo o prefeito da época João Jacques Carneiro Albuquerque.

Tangente Hoje Atualmente:
È o terceiro maior distrito de Massapê, com um desenvolvimento bastante elevado, por conta do grande aumento de pessoas que trabalham com carteira assinada, programa sociais do governo federal, servidores públicos, comercios além das aposentadorias e agricultura, a diminuição do indice de analfabetismo que garatiram esse desenvolvimento a comunidade.
Com o crescimento da comunidade Tangente teve várias transformações, as ruas receberam nomes de pessoas que fizeram parte dessa comunidade, novos prédios publicos foram feitos durante esses 22 anos de Tangente distrito, assim como também aumento de ruas e casas nacomunidade.
Iremos destacar algumas dessas transformação um pouco mais detalhada.
Começando com a Capela Santo Antônio que é pouco mais antiga mais que merece destaque nesse 22 anos, construida por volta 1942 pelo Sr. Paulo Avelino que era a liderença da comunidade primórdios, com um período de paralização, o Sr. João Abreu  reiniciou a obra e mais uma vez ficou parada, e em 1970 anos depois já constuida, o Sr. Gerardo Emiliano constroi  a casa paroquial da comunidade com os materias que tinha pegado emprestado durante a segunda paralização, só em 12 de novembro de 1972 é celebrada pelo o bispo Dom Walfrido Teixeira Vieira e dado sua bênção, o então Pe. João Batista Frota não esteve presente pois estava doente.
Por volta de 1975 a capela é ampliada e colocada mais uma porta em cada lado  formato que ainda hoje predomina, já em 2007 por conta de um problema com o teto da capela que desabou, possou pela uma grande reforma, depois de mais de 34 anos sem reforma, hoje a capela Santo Antônio está em perfeita condições e bem mais orgaizada para os fieis da comunidade.
 Em 2009 foi feito um cruzeiro de concreto no patamar pela a prefeitura de Massapê.
A praça Jarbas Aguiar foi inaugurada em maio de 1967, anos depois em março de 1976 chega a comunidade a energia eletrica, então inaugurada pelo prefeito Chico Lope com a presença do Governo do estado do Ceará Adalto Bezerra, e em 2008 mais vez  a praça passou por outra reforma e ampliação e inaugurada em 2009 pelo prefeito João Ponte.
O comercio que foi o marco para o desenvolvimento, hoje faz parte da econimia da comunidade, além dos comercios de produtos alimenticios estão de bebidas, variedades e miudezas geral, de roupas além de outros.
Centro Comunitário Gerardo Emiliano de  1977 a 1983, construida pela a comunidade e prefeitura, mais hoje pertence a prefeitura, onde fuciona a escola Gerardo Emiliano de ensino fundamental.
Chafariz público feito pela prefeitura de Massapê em 1973 a 1976 pelo francisco Lope de Aguiar Neto (Chico Lope), hoje desativado.
Quadra Comunitária Pedro Leitão, fundada em 12 de janeiro de 1990, hoje quase abadonada.
Cimiterio Santo Antônio  construido em 1964.
Açude feito pelo o governo do estado em 1964 a 1965.

















Grupo escolar Santo Antõnio, 1960 foi inaugurada.
Casa do Sr. João Abreu existente deste a decada de 40 ou 1940 a 1950.
Antigo posto telefonico feito pelo prefeitura de Massapê na administração de João jacques que inaugurou em novembro de 1991, e desativada em 1998, quando chegou os telefones públicos por fibras aticas e que existe até hoje.
Creche Raimundo Benarmio , 28  de setembro de 1990.
Campo de futebol deste 1948, antes chamado Beira Linha, hoje passou a se chamar Gerardo Emiliano (Gerardão) e pertence a equipe de futebol do  Arsenal F.C.
Posto de  Saúde Cicero Jacinto de Oliveira, Unidade Básica do Programa de Saúde da Familia (PSF) inaugurada  no dia 20/08/2005.
















Quadra poliesportiva Manoel Fernandes Filho, mais conhecido como Manoel Biel, também inaugurada no dia 20/08/2005.
Abastecimento d`água inaugurada  em 05 de fevereiro de 2006, foi admnistrada pela Associação de Desenvolvimento Econômica e Social de Tangente (ADEST), hoje pelo o SISAR, Sistema Integrado de Seneamento Rural..







segunda-feira, 1 de abril de 2013

TANGENTE FAZ 22 ANOS DE RECONHECIMENTO COMO DISTRITO OFICIAL DA CIDADE DE MASSAPÊ NO DIA 07 DE ABRIL

No dia 07 de abril, domingo Tangente comemora 22 anos de reconhecimento como distrito oficial da cidade Massapê, pela a Lei Municipal do nº 279/91 de 07 de abril de 1991, formulada pelo o ex-vereador Manoel Coelho, em poçada pela Câmera Municipal de Massapê, e revogada pelo o prefeito da epoca jacques Albuquerque.